Passei algumas vezes pela pequena porta e confesso que não dei muita atenção à esse lugar que une duas paixões dos mineiros: pão de queijo e café. Mas os comentários entusiasmados de um amigo, após experimentar o pão de queijo recheado da casa, que mais parece um sanduíche com massa de polvilho e queijo, nos deixaram intrigados.
A Pão de Queijaria traz versões requintadas da iguaria que é unanimidade na nossa Minas Gerais. Gruyere, Serra do Salitre, parmesão D’Alagoa ou Canastra, para cada dia da semana um ou dois queijos determina o aroma e sabor do nosso pão de queijo. Estes podem vir acompanhados de duas opções de acompanhamentos: manteiga saborizada com café ou creme de queijo canastra. Por mais que você pense que o creme de canastra não vai combinar com o seu pão de queijo de gruyere ou que não faz o menor sentido você optar por um creme do mesmo queijo do seu pão, ele deve ser a sua opção. É sensacional!
E o café? Para fugir dos ‘espressos’, sugerimos experimentar um cafezinho coado, que é preparado bem ali na sua frente. O garçom leva até sua mesa um bule com água quente, café moído na hora, porta-filtro Hario e filtro de papel. Aprecie cada segundo da infusão e sinta o aroma no ar. Vale ressaltar que há o cuidado da xícara de porcelana chegar a mesa quente, para que ela não esfrie o café rapidamente.
Além do café coado, a Pão de Queijaria também oferece um ‘espresso’ feito em método italiano clássico. Preparado pela passagem de água sob alta pressão pelo café moído.
[video?]O local é pequeno, porém, aconchegante. Do lado de dentro são aproximadamente 12 lugares mas a casa se extende pela calçada e dobra sua capacidade. As mesinhas do lado de fora dão um charme especial à lanchonete e a lista de espera está na parede externa escrita a giz, o que te permite acompanhar a lista de chamada.
Visitamos a Pão de Queijaria às 17h30 de uma segunda-feira e estava lotado. Mas a espera foi rápida. Como é um serviço de lanche, a rotatividade de cliente é mais rápida, portanto, não desista de conseguir sua mesinha antes de ver seu nome escrito de giz na parede.
Todos os atendentes foram muito simpáticos e solícitos. Responderam, inclusive, às nossas perguntas estranhas com muito bom humor, um deles deixou até que fotografássemos uma camisa divertida que eles vendem lá (veja abaixo). Eles são todos descolados, novos e dispostos, mas nos pareceu um pouco confusos. Mas nada que não possa ser perdoado, principalmente por ser uma segunda-feira fim de tarde.
Não experimentamos os pães de queijo recheados (que parecem sanduíches) pois a ideia era apenas um cafézinho da tarde, mas provamos o pão de queijo com goiabada e requeijão em barra que você jamais pode deixar de pedir. Se estiver satisfeito, peça para viagem, mas peça.
Outro ponto positivo é o “Uai Fi” liberado, basta pedir a senha e garantir que as redes sociais fiquem abastecidas e cheias da hashtag #PãoDeQueijaria e #alecrimPontoBlog 😉
A Pão de Queijaria
Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 856 – Funcionários, Belo Horizonte – MG, 30112-011
Telefone: (31) 3244-2738
Horário: 11:30 – 23:30