E para o fim de semana, reserve um horário na agenda para o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC), inédito em BH. São 23 cervejarias participantes, mais duas distribuidoras da bebida e seis áreas gastronômicas. O evento acontece a partir desta sexta-feira (28) e vai até dia 30 de agosto, no domingo, no Espaço CSul Lagoa, no Alphaville, Lagoa dos Ingleses.
Além da “bebilância” e “comidaria” de qualidades, o FICC terá uma estrutura com 11 bandas que irão se revezar no palco, quatro DJs, apresentações circenses, artesanato, congressos, camarotes especiais, oito pubs, seis foodtrucks e espaço kids. Ufa! Quanta coisa!
A cada edição o evento vai homenagear um país. Este ano, por ser em Nova Lima e na Lagoa dos Ingleses, a homenageada será a Inglaterra. A ideia abrange ainda as boas vindas ao Comitê Olímpico que terá sede em BH.
E para cumprir o desafio gastronômico de incluir o sabor mineiro na gastronomia inglesa, oito Pubs com cenografia que remete aos típicos pubs ingleses serão montados no local. No Congresso também terá uma programação especial que envolva o tema e um concurso de melhor cerveja brasileira ao estilo inglês.
Preocupados com a questão social (direção + bebida) os organizadores do evento vão disponibilizar transporte para quem adquirir o ingresso antecipadamente e fica sujeito a capacidade de lotação dos ônibus. Para garantir o seu: acesse a Central dos Eventos (www.centraldoseventos.com.br) e da Sympla (www.sympla.com.br)
Cervejarias participantes: Walls, Fürst, Besten–RJ, Backer, Krug Bier, Magma, X Beer, Taberna do Vale, Koala San Brew, Kud, Prussia, Falke Beer, Inconfidentes, Vinil, Grimor, Madalena Cerveja Premium, Mistura Clássica Cervejaria, Noi Cerveja Artesanal, Do Monge, Providência Cervejaria, Crazy Rocker, Cuesta, Uaimii.
Distribuidoras: Prime Distribuidora com as cervejas: North Coast Brewing CO (Estados Unidos), MOA (Nova Zelândia), Dead Frog Brewery (Canadá), Horny Goat Brewing CO (Estados Unidos) e Beer Maniacs Distribuidora com a Brooklin Brewing CO (Estados Unidos).
Áreas gastronômicas: Pub Backer, Kud Brew Pub, Cervejaria São Romão, Rock e Dog, Duke n’ Duke, Classe A Frutos do Mar.
• PROGRAMAÇÃO MUSICAL E PALESTRAS
DIA 28 DE AGOSTO
Shows
Glasgow9 – Formada em 2014, sua proposta é resgatar as antigas do Rock.
Big Bear Band – Com 20 anos de estrada, a banda é composta pelos músicos Marcelo Figueiredo (guitarra, voz e gaita), Rodrigo Allex (contrabaixo e voz) e Marcelo Barbosa (bateria, backing vocal e efeitos áudios visuais). A banda traz no repertório o melhor do estilo clássico do Rock and Roll, que fizeram parte das trilhas sonoras dos melhores ou piores filmes de todos dos tempos.
Cartoon – Um dos grandes expoentes da música independente no Brasil, suas composições mesclam arranjos bem cuidados com a energia vigorosa do rock. O grupo produz um Rock Clássico de maneira única e inconfundível, que surpreende pela alta qualidade vocal e instrumental. Com 4 CDs lançados e milhares de seguidores nas redes sociais, a banda atravessa hoje sua melhor fase; prova disto é seu mais recente trabalho, o CD “UNBEATABLE”, lançado em novembro de 2013. O grupo já ganhou vários prêmios ao longo da carreira, especialmente com o lançamento da primeira ópera-rock produzida no Brasil, o disco “Bigorna” (2002). A Turnê do novo álbum já rodou várias cidades brasileiras e tem corrido o mundo com shows na Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos.
DJ Jaka – Dj e produtor cultural em Belo Horizonte ,D.JAKA ( Daniel Vasconcellos ), já dividiu o palco com grandes nomes da música como :DJ DAY (The Do Over), Dj Craze,DJ Numark (Jurasic5),DJ PLATURN ( 45 SESSIONS ) Raimundos, Jorge Ben, Marcelo D2, Black Alien, Sandra de Sá,tocando em grandes eventos e festivais como a Virada Cultural, St Patricks Day e sempre presente no line up das melhores festas da noite em BH.
Palestras
CARLOS HENRIQUE 28/ago 9:00 10:00 – Biólogo, Sommelier de Cervejas e Mestre Cervejeiro da filial brasileira da cervejaria Alemã Hofbräuhaus (HB). Coordenador e Professor de curso de Sommelier de Cervejas na ABS-MG, professor no curso Gastronomia da UNA e professor de pós graduação em tecnologia cervejeira do UNI-BH. – TEMA: Maltes – Características e critérios para as escolhas na formulação de receitas Características e critérios para as escolhas na formulação de receitas. Um debate sobre cevada, processo de malteação, composição química do malte, enzimas da cevada e do malte, componentes de cor, sabor e aroma, características sensoriais dos diferentes tipos de maltes cervejeiros e influência nas receitas.
MARCO FALCONE 28/ago 10:15 11:00:00 – Mestre cervejeiro e Sócio diretor da Micro Cervejaria Falke Bier, fabricante de cervejas artesanais desde 1988, abordará o tema Cervejas Especiais, viajando pela história, consumo, harmonização e cultura pelo mundo. Entre outros destaques na carreira, Falcone recebeu o prêmio Paladar 2009 do jornal O Estado de São Paulo em sua categoria. – TEMA: Mercado Brasileiro de cervejas artesanais
FABIANA ARREGUY 28/ago 11:00 12:00:00 – Jornalista, Sommelier de Cervejas. Criadora e Editora Executiva da Rádio Pão e Cerveja. Colunista do Jornal Estado de Minas. Sócia fundadora e professora da Academia Sommelier de Cerveja. Fabiana Arreguy vai transmitir toda a sua experiência em princípios da degustação e harmonização de cervejas. – TEMA: Harmonizar cerveja com comida é um dos grandes atrativos aos que conhecem o mundo das artesanais. No entanto é preciso observar inúmeros fatores para que a combinação entre a bebida e a comida dê certo. Na palestra Harmonizando com Cervejas, falarei dos inúmeros atributos que devem ser levados em conta para traçar uma harmonização, exemplificando com cervejas servidas no FICC e queijos, uma das melhores companhias para o fermentado de grãos.
JOSÉ FELIPE 28/ago 13:30 14:30 – Formação como profissional de Relações Públicas (UNI BH), Graduação Técnica em Marketing (CDL). Mestre Cervejeiro (SENAI – Vassouras) e Co-Fundador da Cervejaria Wäls de Belo Horizonte . Atual Sócio / Diretor de Produção e Marketing da divisão Craft AMBEV – Cervejaria Bohemia e Wäls . Agraciado com o prêmio de Honra do Mérito Legislativo pelo Governo de MG (2014). Mestre Cervejeiro responsável pelas criações de cervejas e conquistas do Concurso Brasileiro da Cerveja ( CBC 2013, 2014, 2015) , South Beer Cup (SBC 2012, 2013, 2014, 2015), Mondial de La Biere Canadá, França e Brasil (2013, 2014) e World Beer Cup (WBC 2014) a frente da Cervejaria Wäls. – TEMA: Fermentando Sonhos. Um pouco da história da Cervejaria Wäls, surgimento, receitas inovadoras, prêmios, dicas de produção, planejamento de marketing, superação de desafios, sociedade com a AMBEV e motivação pessoal.
CESAR ADAMES 28/ago 16:15 17:00 – Especialista no mercado de tabaco e destilados. É colaborador das revistas ADEGA e Robb Report. Como professor da UCS-ICIF, Senac e da IBA-International Bartenders Association, é responsável pela disciplina Charutos & Bebidas. Estudou o universo do vinho e destilados na WSET-Wine Spirits Education Trust em Londres e da Cerveja na ABC/Doemens.Trabalhou nas revistas Gula e Prazeres da Mesa por 15 anos. Dá aula sobre bebidas nos cursos de Cozinheiro Chef Internacional e na Pós Graduação em Gastronomia Brasileira do SENAC-SP e na WSET de Londres. É co-autor do livro O essencial em cervejas e destilados. O tema que irá trazer para o congresso é: O Barril e as bebidas – O uso da madeira na produção da cerveja, vinho e destilados. – TEMA: O Barril e as bebidas – O uso da madeira na produção da cerveja, vinho e destilados.
MARCELO BRAGA 28/ago 17:00 18:00:00 – Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia e mestre em Engenharia de Processos Térmicos e Químicos pela Universidade Federal do Paraná (2007). Experiência na área de Engenharia Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: processos fermentativos, seleção e modificação genética de leveduras e tecnologia enzimática. Desde 2008 atua na empresa Bio 4 – Soluções Biotecnológicas no desenvolvimento de novas linhagens de levedura para o setor de bebidas e sucroalcooleiro. – TEMA: O estado da arte da fermentação
JASON BUEHLER 14:30 16:00 – Cervejeiro da Denver Beer Company. R & D de cervejas para produção padrão. Head Brewer na Oskar Blues e Brewery, Lyons CO. Responsável por todos os aspectos da produção e embalagem na Oskar Blues e Lyons, Oskar Blues. Pesquisa e Desenvolvimento de cervejaria em 20 sistemas de BBL. Responsável pela formulação de receita, criação de barril, programa de envelhecimento, embalagem de cervejas especiais, incluindo conservas em latas padrão e latas Alumitek.
DIA 29 DE AGOSTO
Shows
Mother Mojo – Com pegada groove e postura rock’n roll, Mother Mojo é uma banda de funk e soul de Belo Horizonte. O grupo percorre o legado do rhythm ‘n’ blues e suas vertentes para apresentar desde os clássicos, que fazem parte do imaginário popular, até faixas lado B de um dos estilos mais influentes da história da música.O repertório parte do suingue funk/soul de James Brown, Funkadelic, Kool and The Gang, Stevie Wonder, Aretha Franklin e outros clássicos da Motown; abrange o blues elétrico de B.B.King, Buddy Guy, Freddie King e Stevie Ray Vaughan; passa pelo rock pulsante de Cream, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Rolling Stones; chegando ao refinamento timbrístico de Ray Charles, Eric Clapton e Beatles.
Hot Spot Blues Band – Gustavo Andrade é uma das maiores referências do gênero blues em Minas Gerais. Já trabalhou e dividiu o palco com nomes de peso como Guy King, Vasti Jackson, Bob Stroger, Blues Etílicos, Celso Blues Boy, Pepeu Gomes, Andre Christovam entre diversos outros grandes músicos. Sua música transita de forma fluida entre tradicional e moderno, com muito “feeling” blues. O primeiro álbum de Gustavo Andrade, Feeling Alright, foi elogiado por figuras ilustres da cena blues mundial como Mud Morganfield (filho de Muddy Waters), JJ Jackson, Donny Nichilo (pianista de Junior Wells, Buddy Guy e Santana), Bob Lohr (pianista de Chuck Berry) entre outros. Atualmente Gustavo está divulgando seu mais recente álbum, “Playin’ My Blues”, lançado em 2014.
Inquilinos – O som dos INQUILINOS é regado a muito Reggae, Ska, um pouco de forró de raiz, com influências do som praiano Australiano, do Reggae Neozelandês, Jamaicano, Africano Brasileiro, Californiano e do Reggae Mineiro! Artistas como Alpha Blondy, Easy Star Dub Allstar, Katchafire, Xavier Rudd, Ponto de Equlibrio, Gilberto Gil, Bob Marley , Sublime entre outras compõem o repertório da banda, sempre executadas com estilo próprio de tocar.
DJ Cateb – Produtor cultural em BH e fanático por música de boa qualidade, DJ Cateb pesquisa música diariamente, e por isso, pode explorar as mais variadas vertentes, garantindo satisfação a qualquer perfil de público. Desde Lounges, Jazzy e Black Soul , passando por Samba – dos clássicos à nova geração com suas releituras -, samba-rock, HipHop com Samba, rocks clássicos e Indie.
DJ Motoca – Tendo participado de algumas edições das mais famosas festas de BH: a Camarim, a Insanidade Mental, o Mundial de Wakeboard, além de algumas edições das festas mais agitadas da capital mineira. Pop, Rock, Reggae, DISCO, Soul, Funk 70, Jazz, Blues, Country-Rock.
Palestras
AFONSO LANDINI 29/ago 9:00 10:00 – Proprietário da Empresa ArteBrew, sommelier e mestre em estilos de cerveja. Cervejeiro, Homebrewing, formado em Tecnologia Cervejeira pelo ITAL Campinas e Tecnologia Cervejeira no Centro de Tecnologia SENAI-RJ Alimentos e Bebidas (SENAI VASSOURAS RJ), formado também pela ABS SP (Associação Brasileira de Sommelier) e pela AIS (Associação Internacional de Sommeliers) como Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos de Cervejas. Proprietário da ArteBrew, empresa pioneira no segmento homebrew do Brasil, fundada em 2.000. – TEMA: Em Busca do Brilho nos Olhos. O objetivo principal de qualquer empresa é de atender aos clientes de maneira eficaz e eficiente. Nós cervejeiros precisamos muito mais do que isto, almejamos o brilho nos olhos deles e para que isto aconteça temos que ter um time motivado, engajado; sendo uma empresa responsável com o social, com um produto que nos diferencie perante a concorrência e acima de tudo, temos que propagar nossa paixão pelo negócio “cerveja”.
EDUARDO GRIZENDI 29/ago 10:15 11:00 – Apreciador das cervejas artesanais, personalizadas, Eduardo Girzend é diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tem como área a inovação e, com ela, instiga os cervejeiros a ousarem ainda mais, abordando a Gestão da Inovação e a Indústria Cervejeira. Engenheiro Eletrônico pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), tem mestrado em telecomunicações pelo Inatel e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Autor do Manual de Inovação para Empresas Brasileiras de TIC, patrocinado pela SOFTEX e publicado pela Editora Publit, Rio de Janeiro. – TEMA: A Gestão da Inovação e a Indústria Cervejeira. Conceito de Inovação, Processos e modelos de inovação. A gestão da propriedade intelectual. A gestão das oportunidades de inovação. Plataformas de inovação aberta. Parcerias universidade-empresa. A contribuição das micro-cervejarias e cervejarias artesanais para o Sistema Nacional de Inovação Cervejeira.
ROBERT KEVWITCH 29/ago 11:00 12:30 – Fundador e Brewer Head em Grist Brewing Company localizado em Highlands Ranch, Colorado.Rob recebeu seu PHD em Química Orgânica pela Universidade de Arizona por desenhar moléculas controladamente degradáveis. No entanto, seu foco está na qualidade da cerveja produzida. Tem um respeito e conhecimento profundo para compreender ingredientes e utilizar de forma adequada para o trabalho, em vez de apenas adicionar ingredientes que contribuem muito pouco para o sabor geral de uma bebida.
DIA 30 DE AGOSTO
Shows
Black Sô – Com a união entre o presente e o passado a BlackSô possui em seu repertório grandes hits nacionais e internacionais da música pop e da black music..
Banda Javalli – A banda formada pelos amigos João Gabriel, Rodrigo Lara, Victor Vieira, Guilherme Lima e Felipe Marques já se apresentou com nomes como Jorge Ben Jor, Donavon Frankenheiter, Raimundos, Guns and Roses, Slightly Stoopid entre outros. Guitarra de slide, bota, gaita e chapéu são características desta banda de Belo Horizonte que tem no seu repertório de country até folk passando pelo rock, com seu show acústico incomparável.
Seu Madruga – O Rock do AC/DC e o pastelão “made in México” da série televisiva Chaves, pode parecer uma mistura do tipo água e óleo, mas essa inusitada e feliz idéia gerou a excelente banda cover SEU MADRUGA.
Jammie Brothers – Remanescentes de outros grupos de Reggae, o Jamming Brothers surgiu em 2004 com o propósito unir forças e talentos para tocar o melhor do reggae. A banda tem hoje em sua formação: Juliano Mourão (Omeriah – Vocal e Percussão), Tiago Starling (Ogaia – Guitarra e Vocal), Fernando Murcego (Ogaia – Bateria), Fred Jamaica (Baixo e Vocal) e André Positive (Rajah – Guitarra e Vocal).Apresenta clássicos do reggae nacional e internacional e versões no estilo jamaicano para músicas de outros ritmos. O repertório inclui dentre outros, Bob Marley, Peter Tosh, Cidade Negra, Skank, Paralamas, Natiruts, Steel Pulse, Tribo de Jah, Mutantes e Omeriah.
DJ David Zaidan – Com 16 anos de experiência, seus sets de Funk & soul, rap, dancehall, reggae, disco, Latin & Brasil Breaks atraem desde aqueles que querem simplesmente dançar aos que buscam um som mais apurado na noite.
DJ Rafa (DeSkaReggae) – Com 10 anos de atuação como DJ, Rafa já se apresentou em várias cidades como Fortaleza/CE, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Governador Valadares/MG, Curitiba/PR, Ouro Preto/MG e Itabira/MG. Na capital mineira Rafa já marcou presença em grandes festivais e festas como Conexão Vivo, Conexão, Saideira Comida di Buteco, Cidade Hip Hop, S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L, Alta Fidelidade, entre outras. Já acompanhou e foi DJ responsável por importantes artistas jamaicanos, tais como Lone Ranger, Ranking Joe e Johnny Osbourne.
Palestras
ALEXANDRE BAZZO 30/ago 9:00 – 10:00 – Cervejeiro – Brewer, Mestre em estilos de cerveja, Sommelier de cervejas – Beer sommelier da Cervejaria Bamberg. Alexandre Bazzo é engenheiro de alimentos e em 2014 foi considerado um dos 5 melhores Beer Sommeliers do Brasil. Ele vai agregar ao congresso seus conhecimento sobre estilos desconhecidos e poucos difundidos, gastronomia, cultura e turismo, ligados a cerveja da pequena região alemã Francônia: onde a cultura e a cerveja se fundem. – TEMA: Francônia: onde a cultura e a cerveja se fundem. Vai Falar desta pequena região alemã, dos estilos desconhecidos e poucos difundidos, gastronomia, cultura e turismo, ligados a cerveja.
LEONARDO COUTO 30/ago 10:15 11:30 – Em 2011 começou a estudar sobre cervejas e não parou mais. Hoje é sommelier de Cervejas formado pela ABS-MG e proprietário da Circuito das Cervejas em São Lourenço, um espaço cervejeiro que detesta ser chamado de bar e que se tornou referência na região pela sua principal atividade: Difundir a cultura cervejeira pelo sul de minas, através da divulgação da história da cerveja, escolas, harmonizações, análise sensorial e serviços, tudo isso feito com muita criatividade e paixão. – TEMA: Caso de sucesso Circuito das Cervejas: Como empreender com paixão, responsabilidade e criatividade no ramo de cervejas artesanais. A palestra será direcionada para os apaixonados pela cultura Cervejeira que pensam em mudar de profissão e empreender no ramo. Irei falar sobre o momento certo para se tomar a difícil decisão, o suporte familiar, o plano de negócio, sebrae, formatação do projeto, custos estimados, expectativa em torno da inauguração, gestão do negócio e criatividade para sobreviver diante do cenário econômico atual.